quinta-feira, janeiro 04, 2007

HD Samsung que só reconhece até 32 GB

Algumas placas-mãe antigas não reconhecem HDs maiores de 32GB, por isso alguns fabricantes de HDs colocam a opção de limitar o HD a capacidade de 32GB, essa configuração é feita por jumper . Você precisa olhar no 'mini-manual' de configuração dos jumpers do HD. Já que esta configuração tende a mudar de fabricante para fabricante.

O caso mais comum, e que me trouxe a postar sobre este assunto são os HDs IDE Samsung, quando setados para salve. É que na etiqueta dele esta de certa forma confuso na explicação. Mas no ‘mini-manual de instrução’ que vem junto ao HD esta muito bem explicado.

Sabemos que a configuração para limite de 32GB é feita adicionando um jumper, mas... isso é para os casos do HD Sansung setado como master. Se você quer ele como slave, precisa tirar todos os jumpers!!! isso mesmo!!! no gráfico que vem na etiqueta do Samsung, entendemos que é para colocar em SL (slave) e sem nenhum jumper adicional e é justamente ai que esta o engano de muitos e o motivo desta postagem. Se você seguir só o gráfico na etiqueta do HD ele ficará como Slave, mas limitado para 32GB.

É uma pena que não tenha aqui um scanner para mostrar o manual de instrução, mas vou ariscar um desenho no Paint, tentando ser fiel ao desenho que esta no manual de instrução:

Pronto, com esse gráfico acho que dá pra configurar o Samsung da forma que achar necessário.


Lembrando que se você criou uma partição quando estava limitado a 32GB, você além de configurar no jumper, precisará excluir a partição que criou antes e criar uma outra, desta vez com toda a capacidade já que configurou o jumper para capacidade total. A não ser, que você queria ficar com duas partições, uma com 32GB e outra com o restante da capacidade, etc. Ai fica ao seu gosto.

* No caso das placas-mãe antigas que a principio não reconhecem mais de 32GB, é possível com atualização do BIOS Setup ter esse suporte habilitado, para saber se seu BIOS Setup tem disponivel esta atualização, procure junto ao site do fabricante de sua placa-mãe ou do próprio BIOS Setup.